domingo, 11 de dezembro de 2011

Velhos do sisal têm memórias de vida registradas em livro

No dia 28 de novembro, a região do sisal ganhou um valioso presente.
Na Escola Família Agrícola Avaní de Lima Cunha -Fazenda Madeira em Valente, as autoras e pesquisadoras Alessandra Freixo e Ana Maria Teixeira lançaram, através da UEFS Editora, o livro Entre as Trilhas da Memória – Velhos da Terra do Sisal.


A obra documenta e relata o encontro das autoras realizado durante 06 anos com 29 velhos da zona rural de Valente e Retirolândia através de registros de narrativas e imagens que traduzem a cultura, a religiosidade, os laços familiares e o sentimento comunitário vivido por estes homens e mulheres da caatinga.
O momento foi celebrado com muita emoção e simplicidade, onde autoras, personagens reais e convidados puderam contar sobre os encontros, as histórias e suas satisfações em participarem da construção desse registro de memórias.
Manuel Costa da Silva, 87 anos, da comunidade rural Varginha de Dentro em Valente, um dos “senhores da caatinga” que teve sua narrativa registrada na obra, falou de sua alegria de ter as lembranças de sua história de vida guardadas em um livro. “É muito bacana essa história que conversei de antiga data. Ela vai servir para meus netos, meus bisnetos verem e dizerem – era assim no tempo do meu avô”, afirmou o velho Manuel, mais conhecido como Seu Nozinho.
De acordo com Ana Teixeira, o trabalho não foi pensado inicialmente para ser um livro. “As relações estabelecidas a partir das conversas e das experiências de vida expressas pelos velhos motivaram a criação inicial de cadernos de memórias.Como os cadernos fizeram sucesso e tiveram receptividade, sendo levados para as escolas dos netos desses senhores e senhoras, resolvemos profissionalizar o trabalho e formatar o livro”, explicou Ana.
Para as autoras, o trabalho é um meio de agradecimento. “A experiência dos velhos para nós é mais do que apenas pesquisa científica, é experiência de vida, de como a gente encara a passagem do tempo e o seu significado”, salientou Alessandra. Por Fundação APAEB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copa das Areias, de coroa é iniciado com sucesso.

Visando valorizar os atletas das comunidades das areias: Vargem Grande, Cipó de Leite, Varginha de Dentro, Sossego, Paulista e Vargem, com 3...